SEJAM BEM VINDOS!!!

Um blog a serviço do Reino de Deus!

sábado, 11 de setembro de 2010

QUAIS AS VANTAGENS DOS USOS E COSTUMES


Amados irmãos, atendendendo a algumas perguntas (e também a críticas) da mocidade sobre certos hábitos em nossa igreja, lembrando também que a Igreja evangélica assembleia de Deus no Brasil completará 100 anos ( glória a Deus!) preservando os bons costumes, eu como amante da história dessa igreja resolvi postar até a festa do centenário em junho de 2011 algumas matérias que falem a respeito das "vantangens dos usos e costumes"da AD.


 Primero quero ressaltar que os usos e cotumes fazem parte dos dogmas implantados que foram e são seguidos por uma boa parte de servos de Deus.
Não fazendo parte do conjunto de doutrinas para salvação (At 16:31),(Jo 3,36).
 Porém cada "grupo" na sociedade tem suas práticas internas e externas que os diferencia dos demais.
 Isso pode ser chamado de "práxis" de determinado grupo, já que aprendemos e buscamos pôr em prática os ensinamentos de uma forma reflexiva.
são características distintas que  dão ao mesmo sua própria identidade.

E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.(Gn 17:11)

Desde o início da civilização humana Deus requeriu do seu povo que adotasse costumes próprios que os diferenciasse dos outros povos.
Esse é um bom exemplo : mostra a necessidade que o povo de Deus teve de ser "diferente" e seus filhos dos filhos de outras nações;
ainda que outras nações circuncidasse os seus filhos só os Hebreus o faziam ao oitavo dia e no prepúcio do garoto. 
(Lv 12:3) E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
Mas alguém dirá: essa prática devia ser isolada para os Hebreus!? -não,os Israelitas continuaram a seguir o costume e também os judeus o fazem até hoje.

 (1°) Porque devemos preservar costumes na igreja?

Queridos, é certo como notamos acima que o Senhor exigia uma conduta diferenciada de Israel no Antigo testamento e ainda continua a requerer o mesmo procedimento da igreja (1 Pe 1:15 e 16)
e também nós fomos chamados para preservar os costumes pelos quais somos conhecidos 
(2Ts 2:15/3:16).


( 2°) E sobre as vestes ?
Irmãos nós vivemos na Era pós moderna em que o uso de enfeites e principalmente peças do vestuário tanto masculino como feminino é ditado pela excêntricidade da "moda" dos "estilos" e do comercialismo que segue "tendências", o que na verdade são disfarces para levar o consumidor ás compras.
Porém o crente não deve andar nos padrões do sistema em que está enserido ( Dn 1:8),(Tg 4,4-5)
nem se trajar de uma forma "chamativa"(1 Pe 3,3).
Portanto para agradar á Deus é bom que se vista modestamente.(tanto homem como mulher)


(3°) Mas falar gírias é uma besteira né ?

A fala é instrumento de comunicação; em algumas culturas é sagrada,para o crente deve ser uma arma! 

Certa frase de Montesquieu ,iluminista Francês :
 O homem que fala sem pensar é semelhante ao caçador que atira sem mirar !Ora, o crente deve usar a sua boca para bendizer ao Senhor, para envergonhar o inimigo e abençoar os homens.(Tt 2:8) ,(Ef 4:29) sem contar que : livrar se do mal vocabulário do mundo faz parte do precesso de santificação pelo qual todos devemos passar !
(Cl 3:8) .
Espero que o artigo seja esclarecedor para a mocidade em especial e principalmente para os(as) dirigentes,secretárias (os) e tesoureiros (as).
Que sejam exemplo para os demais.
"(1Tm 4:12) Ninguém despreze a tua mocidade; mas o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."
 
A paz do Senhor á todos !

Coordenador: Italo Gonçalves

Um comentário:

  1. Aleluia, glória a Deus, é verdade temos que ser diferentes, e fazer a diferença, pois devemos ser exempo para todos os demais de forma que a glória de Deus resplandeça em nossas vidas. A paz do Senhor!

    ResponderExcluir